Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar

SOBRE NÓS

O CTE - Centro de Formação para a Transição Energética, foi criado pela portaria 163/2023 de 14 de junho que homologou o protocolo publicamente celebrado entre as partes a 20 de janeiro de 2023.

Resulta da união de esforços entre o Instituto de Emprego e da Formação Profissional, I.P. (IEFP), a Agência para a Energia (ADENE) e a Associação Portuguesas das Energias Renováveis (APREN).

O CTE, é um organismo dotado de personalidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira e património próprio.

A Missão

O CTE apresenta-se como um agente dinamizador das competências dos ativos empregados e desempregados, no que respeita à transição energética, ao combate às alterações climáticas e à promoção de uma economia descarbonizada, no que concerne à capacitação técnica, profissional e tecnológica, de modo a garantir uma transição justa e equitativa.

Organograma

Atribuições

Prestação de Serviços e Apoio Técnico
Prestação de serviços e apoio técnico a entidades no âmbito das áreas da transição energética e da ação climática, das energias renováveis, do hidrogénio verde e dos combustíveis não biológicos sintéticos.

Formação Profissional
Promover a realização de formação profissional.

Valorização das Pessoas
Aperfeiçoamento técnico nas áreas da transição energética e ação climática

Valorização da Capacidade Empresarial
Valorização da capacidade empresarial, através do desenvolvimento de ações de consultoria e apoio técnico, destinadas a empresas, associações empresariais, ou outros agentes económicos e parceiros sociais que integrem o seu âmbito de intervenção.

Ações Promovidas

As ações promovidas pelo CTE são dirigidas

Aos candidatos a profissões que se enquadrem no âmbito de atribuições do CTE, incluindo os que se encontrem em situação de desemprego, através da frequência de formação profissional que lhes favoreça o (re)ingresso rápido e de qualidade no mercado de trabalho;
Ativos empregados e ativos desempregados;

Competências

Contribuir para o diagnóstico e a definição de estratégias, no domínio da valorização das pessoas, no âmbito das áreas da transição energética e da ação climática usuários.

Assegurar o planeamento, a realização, a monitorização e a avaliação da formação profissional necessária à qualificação e ou reconversão profissional dos ativos e, ainda, promoção do seu aperfeiçoamento profissional, no âmbito das áreas da transição energética e da ação climática.

Galeria